Conferência Vicentina

Há 184 anos, em Abril de 1833, foi fundada a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), por Frederico Ozanam e seus amigos, que tinham como lema proteger os pobres, respeitando a dignidade humana.

As Conferências Vicentinas, espalhadas pelo mundo inteiro, procuram ser as mãos e os pés, o coração e a boca de Jesus Cristo junto dos mais pobres, tornando realidade viva as Obras de Misericórdia.

A Conferência Vicentina de Santa Maria Madalena, da nossa Paróquia, foi fundada em Outubro de 2014. Somos, ainda, uma Conferência jovem, que faz o seu caminho e com muito a aprender.

Composta por 23 elementos, de ambos os sexos, leigos católicos, voluntários, procura, sempre em comunhão com a Paróquia, ser uma ajuda aos mais necessitados, idosos e doentes na nossa cidade. O mais importante no Conferência Vicentina de Santa Maria Madalena, no seu dia-a-dia de atividade é:

Serviço de Caridade

Espiritualidade

Humildade

Doação

É um trabalho discreto e eficiente, não deixando de nos darmos a conhecer, pois vivemos das dádivas das pessoas, para atendermos a 16 famílias com cabazes mensais de alimentos, das quais 6 com necessidade de medicação (doenças crónicas). Todos os meses temos formação Espiritual, com o conselheiro espiritual (o Pároco), refletindo e estudando o Livro da Regra e outros Documentos da Igreja. Uma ajuda preciosa para definir a nossa postura quer na Conferência, quer na sociedade.

Participamos e colaboramos nas atividades da Paróquia. Realizamos alguns eventos, com o objectivo de angariar fundos para os cabazes e resolução de problemas emergentes. Visitam-se doentes e idosos. Algumas das nossas atividades:

Loja Social

Espaço situado na Central de Transportes

Terças e quintas, das 14h30 às 17h30

Primeiro sábado do mês, das 10h00 às 12h00

Escola Trabalhos Manuais

Funciona no Centro Paroquial

Quarta-feira, das 14h00 às 17h00

Venda de Natal

Funciona umas semanas antes do Natal

Este ano (2017) situa-se na Rua Carneiro Pacheco, s/nº

(junto ao comércio de venda de passarinhos e plantas da casa)

Do dia 18 de Novembro ao dia 18 de Dezembro

De segunda a sexta, das 14h00 às 17h00

Quinta-feira e sábado, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

DIA DA CARIDADE

Com a vivência deste I Dia Mundial dos Pobres, queremos manter a Comunidade desperta e participativa na ajuda aos mais pobres. Assim, uma vez por mês, viveremos o Dia da Caridade. Nesse dia somos convidados a trazer bens alimentares, para que, através da Conferência Vicentina, sejam feitos chegar às famílias que assistimos.  À entrada da nossa Igreja Matriz estarão preparados os lugares para depositarmos os bens alimentares. São estas as datas:

19Nov. – 10Dez.2017

14Jan. – 11Fev. – 11Mar. – 08Abr. – 13Mai. – 10Jun. – 08Jul.

12Ago. – 09Set. – 14Out. – 11Nov. – 09Dez.2018