Conselho Pastoral Paroquial

O Conselho Paroquial da Pastoral é um órgão de carácter consultivo que desenvolve as suas actividades na paróquia de Santo Tirso. Este órgão permite a auscultação dos membros das diferentes obras e movimentos de apostolado sobre os principais temas e actividades a desenvolver na paróquia. Em comunhão com o pároco, são definidas as diferentes estratégias a desenvolver em cada ano pastoral.

Estatutariamente, as suas principais atribuições são:

- Animar a paróquia enquanto comunidade eclesial;

- Coordenar as acções programadas em harmonia com as orientações diocesanas;

- Ajudar a suprir as carências de ordem pastoral;

- Incentivar a cooperação entre todos os organismos paroquiais;

O Conselho Paroquial da Pastoral reúne ordinariamente 3 vezes por ano e extraordinariamente sempre que for necessário, por convocatória do Pároco ou por solicitação de um terço dos seus membros. Este órgão elege ainda, de entre os seus membros, o Secretariado Permanente do Conselho Paroquial.

O Secretariado Permanente do Conselho Paroquial é eleito dentro do Conselho Paroquial da Pastoral. Para além dos membros natos e dos nomeados, cada sector elege um número de elementos para o Secretariado do Conselho Paroquial proporcional ao número de obras e elementos que representa.

Segundo os estatutos, este conselho reúne ordinariamente uma vez por mês e tem por missão:

- Representar e apoiar, de forma responsável, o Conselho Paroquial da Pastoral na prossecução dos seus fins e na execução dos seus planos e resoluções;

- Preparar a agenda do Conselho Paroquial da Pastoral

Na prática, este Secretariado colabora com o pároco na execução das actividades propostas e aprovadas pelo Conselho Paroquial, procura também estar atento às necessidades da comunidade, às dificuldades existentes dentro das diferentes obras e movimentos de apostolado e manter a união entre todos os cristãos que constituem esta comunidade.