Escutismo

O escutismo é uma escola de vida!

O seu principal objectivo é fomentar a formação integral dos jovens transformando-os no Homem Novo, responsável pelo avanço das sociedades. O desenvolvimento da fé e a descoberta pessoal de Deus é também um dos pilares do escutismo.

Esta educação passa por uma vida em comum organizada em patrulhas, pelo contacto com a Natureza e a vida ao ar livre.

Baden-Powell, o fundador deste grande movimento, incitou à prática da boa acção, de modo a promover a cooperação entre os escuteiros e os vários membros da comunidade. Assim, o movimento procura “deixar o mundo um pouco melhor”.

Agrupamento 628 Santo Tirso

O que é o Escutismo?

Movimento Juvenil de formação integral, criado em 1907, por Baden-Powell em Inglaterra e trazido para Portugal por D. Manuel Vieira de Matos, como Movimento de Igreja.

Estrutura-se em 4 Secções, cada uma delas com método pedagógico adaptado à idade.

I Secção - Lobitos - Dos 6 aos 10 anos. - Fazem caçadas divertidas!

II Secção - Exploradores - Dos 10 aos 14 anos. - Fazem aventuras fenomenais!

IIISecção - Pioneiros - Dos  14 aos 17 anos. - Idealizam empreendimentos!

IV Secção - Caminheiros - Dos 17 aos 22 anos. - Caminham rumo ao homem novo

“A intenção do Movimento dos Escuteiros é formar Homens e Mulheres como cidadãos possuidores de três dons fundamentais: Saúde, Felicidade e Espírito de Serviço. Consideramos todos os Homens como irmãos filhos do mesmo Pai, aos quais a Felicidade só pode chegar por meio do desenvolvimento da tolerância e da boa - vontade recíprocas – isto é, o Amor. Esta é a finalidade do Escutismo.”

Baden  Powell of  Gilwell

Porque é que eu gosto de ser escuteiro:

  Realizo acampamentos

  Faço raides (caminhadas)

  Descubro novas terras

  Sigo pistas

  Aprendo orientação

  Realizo construções com madeira e nós

  Sou solidário

  Encontro novos amigos

  Trabalho em equipa

  Imagino, invento, e realizo projectos

  Faço rappel, escalada ou outras actividades radicais

  Aprendo a cozinhar

  Canto, represento…

  Conheço Deus através da Natureza e da boa acção

Porque é que os pais gostam do Escutismo?

  Porque os pais querem o melhor para os seus filhos.

  Porque o Escutismo é Escola de Educação para a vida.

  Porque o Escutismo colabora na formação integral de crianças e jovens, contribuí para a sua felicidade e desenvolve:

- carácter

- saúde